Impressoras 3D tornam o processo mais rápido e preciso na indústria 4.0
Com o avanço de novas tecnologias, e cada vez mais a necessidade de ser ágil e enxuto, estamos tendo um apoio muito interessante das impressoras 3D nos processos de fabricação de máquinas e equipamentos, fato é que essas impressoras já nos ajudam a realizar a confecção de uma gama de itens complexos para o processo de produção de um equipamento, e isso torna o processo de produção de uma máquina, mais eficiente, ágil e com a redução dos custos visíveis no final dos resultados.
A peça na cor preta, customizada e impressa pelo time de Engenheiros da Arco Industrial, foi projetada para evitar acidentes aos Operadores, em uma determinada parte do equipamento.
A peça na cor preta, customizada e impressa pelo time de Engenheiros da Arco Industrial, é um fixador para puxador de porta, criado para facilitar a abertura.
A peça na cor preta, customizada e impressa pelo time de Engenheiros da Arco Industrial, foi projetada como um suporte para fixar um determinado sensor óptico instalado nas máquinas.
Possibilidades de impressão em 3D de peças mais complexas. Aqui na figura são mostradas peças customizadas pelo time de Engenheiros da Arco Industrial, ferramentas projetadas como funis guia, durante a produção da máquina.
Em seguida, queremos deixar 3 pontos positivos que julgamos ser importantes, quando se utiliza impressoras 3D em seu processo. Neste caso, quando falamos de fabricantes de máquinas:
1º Custos reduzidos
Uma impressora 3D para impressão de peças customizadas hoje, possui um custo relativamente baixo e uma produção limpa de resíduos.
2º Customização
É possível criar a peça que necessitar, da forma que melhor se aplicar, com qualidade e muita precisão. Criar e imprimir inúmeras possibilidades.
3º Rapidez na reposição de peças
Ter uma linha de impressoras 3D, dá condições de se ter peças e ferramentais importantes em estoque, com custo baixo, para trocas e reposições, sejam imediatas ou agendadas, do time de atendimento técnico.
Concluímos, neste artigo, que a impressão 3D está realmente revolucionando o mundo, dando possibilidade de criar e imprimir objetos a curto prazo e com baixo custo, trazendo para o setor de automação industrial inúmeras formas de fabricar peças, e o mais importante, traz a flexibilidade e a redução de custos e desperdícios.
Claro, que não se usa peças impressas em todo o conteúdo de uma máquina, “pois depende da usabilidade do material, mesmo sendo um material resistente, ainda sim, precisa ser aprovado pelos Engenheiros para aplicar no processo de fabricação de uma máquina ou um equipamento. Mas, usa-se muito em fixações nas máquinas, como puxadores de porta, botões, suportes e peças mais estéticas, mas também no caso de uma encartuchadeira ou uma encaixotadora, é utilizado como uma peça chamada de (ferramental = peça utilizada no equipamento que parametriza a forma que será embalado o produto). Também utilizamos muito nas proteções do equipamento, para proteger o operador e proteger os componentes da máquina. É super usual este tipo de material impresso em Impressora 3D.” nos relata o Filipe Oliveira Amaral, nosso Auxiliar de Engenharia aqui na Arco Industrial. Que ainda nos diz, “A Manufatura aditiva é vantajosa, no quesito de material não se gera resíduos, pois o que foi projetado é o que realmente será utilizado para a impressão da peça.”
Espero que tenham gostado do conteúdo, compartilhem !!!