Aumento da eficiência produtiva através da Encartuchadeira
Encartuchadeiras Automáticas ou Semi-Automáticas, foram projetadas para aumentar a eficiência produtiva, e consequentemente garantir uma redução de custos bem significativa no processo de acondicionamento dos produtos no final de linha.
Imagine o Processo Manual, vários operadores na bancada, o produto vindo pela esteira, o operador abre o cartucho com ou sem fundo automático. Se for sem fundo automático, o processo se torna mais moroso ainda, continuando ele abre o cartucho, preenche com o produto e fecha a aba, colando ou encaixando. Muitas embalagens ou produtos são perdidos por que estes processos manuais se danificam, perde-se o tempo, produtos vão passando, cartuchos sendo danificados e o processo fica “amontoado” em uma esteira com pelo menos uns 10 operadores de cada lado, isso para linhas pequenas e médias de produção, imagine as grandes indústrias que ainda operam desta maneira.
Além disso, temos o fator da repetição de processo que traz dores e contusões, mais conhecidas como LER “lesões por esforços repetitivos”.
Por isso é importante que a embalagem do produto seja desenvolvida de forma que torne o processo automático e o mais flexível possível, mas que não perca o encanto para o consumidor final.
Encartuchadeiras ou Encartuchadouras podem ser utilizadas de forma horizontal, onde o equipamento fará o acondicionamento empurrando o produto, ou de forma que sejam deslizados para dentro do cartucho. Já na forma vertical, os produtos são acondicionados pela lei da gravidade, “eles caem” nas embalagens e são super usuais também.
Os operadores das ações manuais podem ser realocados em outros postos e o uso de um equipamento com essa tecnologia, com certeza ajudará a indústria a não ter perdas de embalagens e de produtos, e ainda por tornar o processo automático, a indústria consegue medir as informações, tomar decisões mais assertivas, por que este equipamento é capaz de ser programado para gerir relatórios produtivos importantes, além de todo controle de qualidade que pode ser incluído no processo através de sensores, sistemas inteligentes, enfim, existem diversas possibilidades.
Vale ressaltar, que todos os processos produtivos precisam melhorar o conjunto como um todo:
Máquina + Mão de Obra + Matérias Primas + Método
E encontrar uma harmonia entre esses processos aumentará a eficiência da indústria cada vez mais.