Vamos falar um pouco sobre Indústria 4.0
A Indústria 4.0 ou Quarta Revolução Industrial como é chamada, tem como principal objetivo a melhoria da eficiência e produtividade dos processos.
Essa revolução engloba o uso de inovações tecnológicas que ajudam a suprir o aumento do consumo no mundo, ou seja, sem as máquinas e seus recursos tecnológicos, não seria possível suprir toda a cadeia de consumo. Por isso, é de extrema importância entrar nesta nova revolução e seguirmos adiante evoluindo cada vez mais dentro deste universo de possibilidades.
A Indústria 4.0 é inovadora por utilizar conceitos e sistemas tecnológicos que condicionam todo o processo, para que o mesmo aconteça de forma estruturada e eficaz:
- Sistemas Ciber-Físicos: São elementos digitais que colaboram em controlar o que é físico.
- Internet das Coisas: Trata-se de uma rede física que transmite dados.
- Computação em Nuvem: Auxilia no armazenamento de todos os dados digitais.
De onde surgiu o termo Indústria 4.0?
Esse nome foi utilizado pela primeira vez na Alemanha em outubro de 2012, em um projeto presidido por Siegfried Dais e Henning Kagermann para recomendar a implantação da Indústria 4.0 ao Governo Alemão, enfatizando o quanto a utilização de todos os recursos tecnológicos disponíveis, poderiam otimizar ainda mais os processos industriais.