Segurança em primeiro lugar!
NORMA DE SEGURANÇA NR-12 PARA APROVAÇÃO DE MÁQUINAS E EQUIPAMENTOS
Todo projeto que envolva máquinas e equipamentos, deve ter como premissa coibir acidentes de trabalho, mas antes de mencionarmos a adequação de máquinas e equipamentos, é preciso pensarmos em como podemos controlar a exposição dos operadores aos perigos. Esta análise DEVE ser realizada em todas as fases da concepção de um projeto, onde o fabricante de máquinas precisa priorizar controles eficazes que elimine ou minimize os riscos de acidentes e consequentemente cuide da saúde dos trabalhadores.
Quando se projeta uma máquina ou um equipamento seguro, o grande foco é a Segurança na Operação e para que esse caminho desde a concepção e a produção deste ativo ocorra de maneira assertiva, é importante a correta interpretação e o minucioso cumprimento das normas de segurança.
A participação colaborativa de diversos profissionais e esse aspecto multicompetente, garante ao final do projeto não somente a redução dos riscos, mas que suas adequações estejam alinhadas às necessidades da empresa e não influenciem no processo produtivo.
Conhecer previamente os riscos é primordial para planejar ações de adequação que um determinado equipamento necessita, por isso a importância dos fabricantes terem parcerias com empresas sérias e qualificadas para interpretar a Norma de Segurança NR 12 e adequar todas as máquinas e equipamentos da forma correta e segura.
A metodologia mais usada e mais eficaz é o método HRN (Hazard Rating Number), baseado na ISO 12100:2013, eficaz para estimar risco para perigos encontrados, podendo enumerar os itens de menor risco para os de maior, tornando assim, mais fácil os apontamentos das modificações e ajustes necessários.
Sendo assim, um projeto de adequação utilizando a Norma NR 12 é pautado em uma correta análise de risco, além de garantir a segurança do ambiente de trabalho e principalmente dos trabalhadores. Permite também ganhos de produtividade, qualidade, redução de desperdícios, e melhora o nível técnico da equipe, pois em um ambiente onde a indústria se preocupa com seu colaborador, o índice motivacional é maior.
Infelizmente Máquinas e Equipamentos são hoje o principal agente causador de acidentes nas indústrias. Por isso é importantíssimo os fabricantes de máquinas terem como premissa o quesito segurança em seus produtos.
Quando uma empresa consegue consolidar ao seu produto conceitos de segurança bem definidos, e consegue explorar de forma simples todos os benefícios de se ter uma máquina segura, agrega valores que vão muito além da prevenção de acidentes, contribui para a promoção de uma vida mais digna, sem todas as adversidades que um possível acidente de trabalho traz ao empregado, a seus familiares e também ao seu empregador.
Desta forma, a adequação em segurança funciona não só como um argumento determinante para quem quer consolidar sua marca, mas funciona principalmente como um agente transformador, pois máquinas interagem com humanos e essa preocupação precisa estar intrínseca em todos os que atuam neste setor.
Parceiro Arco na adequação das normas de segurança em nossas máquinas