Sabemos quais resultados teremos, com a Aquisição de um equipamento?
Quando estamos prontos para inovar, conseguimos entender quais resultados teremos com essa inovação? Além de é claro termos em mente aumentar os ganhos, mas até que ponto fica esclarecido o que realmente será melhorado e o quanto será melhorado em valores.
Determinadas decisões para automação de processos, muitas vezes não são adequadamente calculadas, equipamentos de alto custo precisam e devem passar por um crivo financeiro adequado, onde se calcule o ROI, conhecido como retorno sobre o investimento, ou em inglês return on investiment.
Esta análise é utilizada para que seja avaliado qual o retorno sobre o investimento de determinada aquisição no mundo da automação industrial, onde os valores são bem altos. Essa avaliação é essencial para que os decisores tomem a ação com base em números fundamentados que esclareçam o quanto aquele equipamento trará de retorno para a empresa.
Analisar o ROI de forma simples e bem direta, proporciona aos investidores ou aos responsáveis pelo capital da empresa, a entender:
- Quais resultados serão obtidos com aquele valor destinado;
- Ajuda a empresa a se planejar e criar metas e objetivos para atingir novos patamares e resultados melhores;
- Faz conhecer o prazo de retorno desse valor agregado e a partir de quando os resultados serão atingíveis;
- Viabiliza uma decisão coerente, tomada sobre projeções e números esclarecidos;
- E o mais importante de todos os pontos positivos dessa análise, é que garante um real potencial de aumento nos retornos dos lucros.
Uma maneira de ser calcular o ROI para a decisão de uma compra de um equipamento, pode ser simples, se levantarmos todo o ganho que se pretende obter e todo o valor a ser Investido na aquisição, teremos:
ROI = (Ganho que pretende obter – Investimento) / Investimento
Exemplificando, se uma máquina pode lhe trazer um ganho de R$ 100.000,00 e o seu investimento foi de R$ 20.000,00, temos (100.000,00-20.000,00) /20.000 = 4 * 100, pois o resultado do ROI é expresso em percentual. Neste caso, temos um ROI de 400%, ou seja, o equipamento trará um retorno de 400% no exemplo acima.
Porém, é bem desafiador entender esses números entre ganho e investimento, pois precisamos de um levantamento coerente, com valores reais, mas é de extrema importância ter esse desafio e utilizar do ROI para que as decisões sejam precisas e eficazes.