Pós vendas é tão importante quanto a Venda
Atenção, a todos os navegantes compradores e vendedores de máquinas do País, a venda é importante sim, mas o Pós Vendas tem um valor ainda maior neste segmento, pois apenas fabricar e entregar um equipamento não é mais o básico. Agora o essencial, são os fabricantes de máquinas terem um time técnico capacitado e liberado para ações rápidas e efetivas nos clientes, porque um equipamento parado é igual a prejuízos e muita dor de cabeça.
Vamos então, entender o que precisamos saber para se comprar bem e para se vender bem.
Atrás de uma negociação, existem pessoas, e pessoas que entendem do assunto, pelo menos é isso que acreditamos e queremos que seja assim, bom, o comprador precisa adquirir o equipamento e não se esquecer que esse processo de compra, irá abrir um processo de relacionamento duradouro que levará meses e anos para estarem sempre em harmonia. Na outra ponta está a figura do vendedor, que deve não apenas querer fechar o pedido da máquina, mas acima de tudo, garantir que a máquina será entregue com toda a bagagem de pós vendas, ou seja, a entrega não se resume apenas no físico do equipamento instalado e rodando, mas está no seu funcionamento duradouro, e se houver uma necessidade de atendimento técnico, o pós vendas estará ali pronto para atender, da forma certa, correta e rápida.
É frustrante chegar em uma empresa, tão potente, tão importante e tão já automatizada e ver equipamentos parados, por falta de apoio técnico e de mão de obra especializada para resolver aquele problema de colocar aquele equipamento para rodar.
Por isso, este artigo reforça a importância desse processo de venda estar vinculado ao pós vendas, pois o pós vendas é um processo tão sério e tão valioso quanto as outras etapas de um processo comercial.
Exemplo: Para uma empresa que vende máquinas, o pós vendas se inicia no fechamento do contrato, que deve ser firmado com a venda, os serviços de manutenção, peças de reposição, considerando prazo e tempo de retorno para uma chamada de suporte técnico.
Portanto, atenção nos processos de compra de uma máquina, pois é mega importante manter um bom relacionamento, buscar que seja duradouro e acima de tudo que atenda a necessidade final do cliente, permitindo que as paradas de máquinas não sejam longas, que as trocas de peças sejam rápidas e que os agendamentos de manutenção preventiva sejam levados realmente a sério.
Pois, uma produção eficaz não se faz apenas com máquinas, se faz com atendimento humano e especializado. Por isso, foco acima de tudo no processo de pós vendas, que seja contínuo, eficaz e duradouro.
Aqui deixamos algumas dicas valiosas de como manter um atendimento saúdavel e duradouro num processo de vendas:
- Sempre cumpra o contrato;
- O cliente é muito especial e deve receber o seu melhor atendimento antes e depois da venda;
- Resolva os problemas, busque a solução e aplique com eficácia;
- Seja claro e transparente, sinceridade é tudo, mesmo que doa, é preciso ser sincero e assumir a responsabilidade;
- Pense sempre na frente, se encontrar um problema já busque a solução;
- Escute seu cliente, avalie os problemas, monitore o atendimento, abra plano de ação, execute, e tenha metas com prazos estabelecidos com o cliente.
Fique ligado e atento, pois quando um cliente informa que seu equipamento tem defeitos e pede a sua ajuda, ele esta lhe dando uma imensa oportunidade para que você melhore, se aperfeiçoe e seja excelente na sua entrega. Não tenha medo das falhas, aprenda com elas, as soluções estão sempre a nossa frente, aprenda com isso e melhore sempre.