O que vem depois da Indústria 4.0?
Vem a Indústria 5.0 e suas novas possibilidades.
Com a Indústria 4.0 obtivemos ganhos em tecnologias, que nos trouxeram inúmeras soluções, formas e condições melhores de trabalho. Seria impossível acompanhar a demanda sem automação industrial, pois infelizmente ainda existem barreiras, mas com o tempo será necessário ceder a essa incrível forma de trabalho que traz ganhos garantidos as indústrias.
Essa revolução 4.0 também trouxe o lado negativo, a preocupação do ser humano em perder seu posto de trabalho, devido à automação do processo.
Graças à evolução da vida e de todas as coisas, a próxima revolução chamada Indústria 5.0, traz como principal aliado o lado humano das coisas, que irá somar esforços com as máquinas, para que as soluções sejam ainda melhores.
Já começamos a projetar, a comentar e a ler sobre a próxima revolução, denominada Indústria 5.0, essa nova revolução industrial nos dará um aumento exponencial na capacitação e na autonomia dos trabalhadores. Essa revolução trará para o Mundo o que já temos em tecnologias da Indústria 4.0 com as ações humanas, no sentindo de personalizar os trabalhos em níveis eficientes, tornando um caminho mais tranquilo, onde máquinas e seres humanos funcionem em perfeita harmonia.
Sendo assim, atenção, pois essa revolução nos dará grandes oportunidades, de aprendizado e crescimento pessoal e profissional. Devemos entender que a entrega seja de um produto ou serviço, será cada vez realizada pela ação humana unida a ação da máquina. Por isso devemos sempre apostar em investimentos em tecnologias e no cuidado com o fator humano, que devem estar engajados, treinados e alinhados com todo este novo cenário.
Com essa nova modalidade industrial que está chegando, os uso das tecnologias deverão atingir níveis desejáveis também na redução dos efeitos causados ao meio ambiente. Isso proporcionará um aumento das percepções das pessoas quanto às ações das indústrias que são amigas do Planeta, e em uma velocidade surreal, teremos as informações sempre “na palma da mão”.
Por isso, boa sorte para nós, rumo à nova revolução.