Eficiência com a Automação de Processos
A produção é o coração de toda indústria e o processo de automação é o seu pulmão. Como consumidores, conseguimos notar e entender, o quanto os produtos vem aos poucos tomando novos formatos, mudando de tamanhos, de peso e até mesmo mudando sua forma de exposição na embalagem. Será que isso é uma simples mudança para o foco de marketing e marca, ou, muito disso tem haver com a mudança para melhorar a eficiência produtiva?
Essas mudanças em sua maioria tem como o objetivo melhorar o processo produtivo e torná-lo mais eficiente. Produtos de marcas conceituadas vem alterando de forma tênue, mas real suas características, seja no sabor, na cor, no peso, no formato, enfim, algo que se note ou até mesmo que não se note, pelo fato da extrema necessidade da indústria ser mais eficiente.
E isso é sensacional e acima de tudo, importantíssimo. Já imaginou, se ainda dependêssemos das várias mãos humanas para preparar todas toneladas de alimentos que o Planeta consome? É necessário toda essa evolução, para dar conta do nosso crescimento. Daí, vieram todas as revoluções industriais, 1a, 2a , 3a, 4a, partindo rumo a 5ª, e por aí segue, sem parar.
Para ver o quanto é sério essa atitude, de melhorarmos nossos processos, que mesmo com a Pandemia as indústrias não pararam, muito pelo contrário, aumentaram suas produções para dar conta de toda nova demanda que esse cenário nos trouxe, cuidemos com carinho e com muita disciplina de nossas Plantas Industriais, principalmente aqui no Brasil. Quebremos os paradigmas das negativas para os investimentos em automação de processos e aceitemos que a Eficiência se conquista com a automação dos mesmos de forma mecânica, precisa e inteligente.
E hoje temos várias possibilidades de automação de processos, seja na linha inteira, seja na linha parcial, o que for feito de automação já dará um aumento significativo nos resultados operacionais. Sabe aquela frase brilhante de Albert Einstein “Insanidade é continuar fazendo sempre a mesma coisa e esperar resultados diferentes”, e é exatamente isso que muitos ainda buscam. Se queremos ter resultados melhores, foco em planejamento, avaliação de ROI, investimentos certeiros e muito trabalho, sim, muito trabalho mesmo, pois ter uma máquina na Operação não significa que teremos menos trabalho, muito pelo contrário, teremos que aprender a operar aquele equipamento, estuda-lo e nos capacitarmos, para que a Máquina chegue no seu melhor resultado também. Formaremos uma equipe, homem e máquina, juntos melhorando os processos.
Sabe aquele medo de perder o emprego para a máquina? É bobagem, pois a máquina não tem ações intrínsecas que somente nós seres humanos temos, e é isso que nos torna melhores e capazes de operá-las, ditando regras e condições para que este trabalho de parceria, traga bons frutos.
Entenda que, ser humano é ter inteligência, consciência e capacidade de analisar nossos próprios atos, executar tarefas, planejar nossas atividades e colocá-las em prática. As máquinas são como uma extensão da nossa competência que é surreal, que cria, inova, comemora, se desafia, enfim, temos muito a acrescentar para um mundo melhor, mais dinâmico, flexível e acima de tudo EFICIENTE.