A Indústria 5.0 chegou?
Há alguns anos atrás, vimos que a Indústria 4.0 revolucionou o mundo com o objetivo de melhorar os processos produtivos, e nos trouxe mudanças significativas dentro das indústrias, afinal, com o aumento do consumo no Mundo, ou melhoramos a agilidade produtiva para suprir essa população, ou teríamos situações complicadas, já que chegamos no marco de 8 bilhões de habitantes em 2022!!! Uau.
Lembrando que a Indústria 4.0 fez com que as máquinas tivessem maior espaço dentro das linhas produtivas, as conexões de máquinas tivessem melhor desempenho, computadores, máquinas, servidores, internet, enfim, milhares de dados circulando de forma precisa, trazendo informações em tempo real, possibilitando controle dos resultados obtidos, decisões mais assertivas, máquina com comportamento mais preciso, um “Bum” na tecnologia e nas inovações e muita discórdia entre o Homem e a Máquina, empregos substituídos por máquinas sim, mas outros empregos sendo ofertados para operar essas máquinas também começaram a existir. Vale apena ressaltar que existe uma deficiência de mão de obra especializada, então para quem buscar aperfeiçoamento, o emprego sempre irá existir.
Relembrando que a diferença entre essas duas indústrias se dá, pelo fato que a Indústria 4.0 veio para melhorar os processos e a sociedade, e a 5.0 veio para colocar no centro o ser humano como o operador da tecnologia criada, e que cada vez mais está sendo aprimorada, para otimizar e melhorar a qualidade de vida das pessoas.
Por isso, vemos no mundo, uma movimentação massiva de fabricação de robôs, veículos autônomos, grandes redes de alimentos já atuando com automação no atendimento, enfim, várias novas possibilidades de interação máquina e homem.
Tudo isso, busca dar ao homem a possibilidade de criar mais e operar menos, imagine aquele operador que executava, e que em muitas empresas ainda executa na linha produtiva a mesma atividade dia após dia, de forma repetitiva, cansativa, e esse mesmo operador, passou anos exercendo essa função, obteve lesões, e consequentemente problemas de saúde. Hoje com o emprego de máquinas e robôs, conseguimos que a operação seja feita de forma automática, liberando a mão de obra para operar a máquina, realizar as diretrizes da máquina, fazer a manutenção da máquina, enfim, atuar de forma estratégica é o papel do ser humano.
Se utilizarmos de forma correta as possibilidades da indústria 5.0, agregaremos para nossas indústrias, redução de custo, redução de problemas de saúde por esforço repetitivo, até mesmo acidentes, ou seja, é uma excelente possibilidade de sermos mais seguros em nossas operações e de crescermos em produtividade e engajamento fabril.
Desta forma, fique por dentro das inovações e no movimento que o mercado tecnológico vem nos mostrando constantemente, para que consiga cooperar com essa nova gestão de produção 5.0.
Boa sorte para nós, o Futuro chegou!!! Não está mais ali daqui uns anos, está aqui bem debaixo dos nossos olhos. Cabe a nós entendermos dentro de nossas responsabilidades, dentro de nossas indústrias, o que pode ser melhorado e aprimorado com tanta tecnologia, não “empaque” no custo de se ter algo inovador, isso é com certeza uma das barreiras enormes que temos que quebrar. O conceito INOVAR é isso, explorar dentro de suas possibilidades qual nova ideia pode transformar o seu produto ou serviço em algo mais produtivo e que tenha valores agregados.
Torne esse tema como ponto estratégico de sua empresa, lembrando sempre, que resultados diferentes, só podem ser obtidos se os recursos forem diferentes também.