Validação de Máquinas no Cliente
Como receber uma máquina que chegue e funcione?
Comprar uma Máquina é um processo moroso, exige tempo, criação de projeto, cronograma de fabricação e muita, mas muita ansiedade por parte do cliente, para se ter uma melhor produtividade e resultados operacionais positivos.
Para empresas de pequeno porte, o decisor da compra geralmente é o proprietário, então espera-se com “euforia” esse salto na produção, ou seja, ter uma máquina que aumente a produção e lhe dê melhores resultados.
Para empresas de médio e grande porte, falamos com decisores que estudaram a viabilidade de projeto, avaliaram todas as possibilidades e estão crentes de que fizeram o melhor negócio. Esperam que os resultados projetados e apresentados a alta direção da empresa, justifiquem aquele investimento.
Infelizmente, vemos que muitas empresas possuem máquinas encostadas em suas linhas de produção, porque não existiu a eficiência na entrega, o fabricante não fez a lição de casa e isso é frustrante, ver aquela máquina “belíssima”, que poderia estar rodando a todo vapor, parada sem funcionamento “é de doer o coração”.
Se você leitor se identificou com o trecho acima, não desanime. O que precisamos é de fabricantes que sigam o roteiro de entrega de uma máquina ou um equipamento, fazendo com que o mesmo chegue, ligue e funcione.
Isso é possível sim, existe um processo no projeto de uma máquina que se chama SAT em inglês, Site Acceptance Test, no português, validação da Máquina adquirida em campo, para que se valide todos os funcionamentos na realidade do cliente. Essas validações precisam ser eficazes, rápidas e precisas. A máquina tem que rodar e ponto!
Por isso, é importantíssimo que no momento da compra de uma máquina ou um equipamento, a empresa que está investindo tenha segurança que o fabricante está conforme com as entregas legais do projeto, não somente entrega da máquina, mas assegure que a entregará com a realização do processo SAT.
O SAT é um processo que valida a máquina no cliente, e deveria ser uma obrigação de todo fabricante de máquina.
Para cumprir todas as fases de forma eficaz até o fim, a máquina precisa ser entregue, instalada, testada e ser colocada em produção, e tudo deverá rodar de acordo e com satisfação, esse é o papel do SAT. Por isso atenção: No momento da compra de uma máquina, certifique se que existe o processo de FAT (testes de validação da máquina ou equipamento no fabricante) e o SAT (testes de validação da máquina ou equipamento na fábrica compradora).
Reforçamos que os testes que validam uma máquina, são essenciais para ambos os lados: Empresa Compradora para ter a certeza que a máquina vai rodar e para a Empresa Fabricante da máquina, que ganhará mais conhecimento e melhorias em suas máquinas e entregas.
Esses processos impulsionam a equipe a entender os problemas, as soluções, e é uma excelente ferramenta para garantir a qualidade e uma melhor performance da máquina.
Sem contar que realizar esse tipo de validação, de forma correta e bem profissional, com relatórios e planos de ações bem definidos, com metas e execuções, teremos um resultado positivo financeiro, evitando paradas de máquinas, desperdício de tempo e equipamentos parados sem uso. Todo esse trabalho se feito com dedicação pelo fabricante, com certeza evitará muitos problemas de curto, médio e de longo prazo.
Por isso, fica a dica: Adquira máquinas ou equipamentos de fabricantes que possuem o processo SAT, para que:
- Você economize tempo e dinheiro com processos estruturados e bem alinhados;
- Tenha aprovação da máquina e que rode conforme planejado;
- Tenha resultados satisfatórios operacionais.