Por que é importante validar uma máquina no fabricante?
Por que é importante validar uma máquina ainda que esteja no fabricante? Porque sem dúvida alguma, esse teste dará segurança para a indústria que a máquina vai funcionar!
No universo das fabricantes de Máquinas do País, usa-se muito o processo de FAT (Factoring Acceptance Test) , ou no português para melhor compreendermos, chamamos também de TAF (Teste de Aceitação de Fábrica), processo importantíssimo para a aprovação de uma máquina, antes mesmo de embarcar para o cliente, e lá também precisa de validação, processo conhecido como SAT. Falaremos sobre o SAT em um próximo artigo, porque para esse tema FAT ou TAF, temos muito a abordar.
Esse processo de validação deve ser algo primordial em todas as etapas de compra e venda de uma máquina, ou seja, faz parte do processo e precisa ser feito.
Esses testes finais realizados na máquina vão validar a sua funcionalidade e sua entrega total do que foi proposto, pois dará a confirmação que realmente a máquina terá a performance desejada. O centro de importância da entrega de uma máquina, é validar se ela ao ser entregue na indústria que a adquiriu, irá operar corretamente.
Ter essa previsibilidade de possíveis falhas antes da liberação e entrega de uma máquina, é extremamente importante, pois antes do embarque a fabricante terá tempo de corrigir falhas.
Antes de termos um processo de FAT, as máquinas são fabricadas, parametrizadas e testadas seguindo os requisitos do cliente. Todas essas fases precisam ser gerenciadas pelas fabricantes de forma que garanta a funcionalidade do equipamento.
Cabe ao outro lado deste cenário também cooperar, ou seja, para garantir a funcionalidade do equipamento, os testes necessitam também de um engajamento do cliente, que deve cumprir suas obrigações quanto ao envio de insumos para os testes de validação, tais como, frascos, caixas, cartuchos, fitas, insumos diversos, entre outros, ou seja, os testes devem se basear na realidade da produção que a máquina será inserida, portanto, esses processos de validação são realizados a 4 mãos.
*Dica! Como forma de garantir o bom funcionamento da máquina, realizar os testes e validar todos os processos é fundamental, por isso cada fabricante deve ter ou criar seus próprios procedimentos que garantam uma entrega assertiva e positiva, que garanta a entrega de uma máquina que funcione e que dê os resultados apresentados na proposta inicial.
Portanto, é necessário ter mais que um processo de aprovação durante toda a produção desta máquina. É importante ter documentos de alinhamento por etapas, cronogramas transparentes que coloquem o realidade para os clientes, formas de realizar a conferência dupla, como um Double Check, enfim, existem inúmeras formas de realizar uma entrega com qualidade e uma máquina que funcione.
Outro ponto importante que deve ser citado aqui, todos os testes de Validação antes da entrega realizados pelo FAT, não poderão garantir o bom funcionamento da máquina na planta industrial do cliente, pois existem vários fatores que não foram testados, tais como: temperatura do ambiente, ar comprimido, energia, tempo de processo de abastecimento por parte dos processos anteriores ou posteriores a máquina, insumos diferentes de outros produtos que não foram considerados. Por isso, para evitar esses contra tempos, é válido realizar os testes da forma mais real possível, caso não consigam, deixemos para o processo seguinte essas avaliações, o SAT.
Aqui na Arco Industrial, damos muita importância a esse processo FAT, pois temos como procedimento ARCO, validar a máquina antes de seu embarque. Aprendemos muito em cada FAT, pois “é errando que se aprende”, as falhas nos fortalece, nos capacita e nos ensina que somos capazes de sermos melhores e é incrível como as mentes juntas conseguem compor um bom processo. Muitos de nossos clientes participam de cada processo de FAT, engajam se como nós para que tudo Funcione! e Funcione da forma correta e efetiva.