Máquinas roubam os Empregos ou Capacita os Empregados?
Falamos muito em perder empregos pela inclusão de máquinas nos ambientes industriais e comerciais, será mesmo?
Estudos apontam que muitos empregos serão extintos nessa divisão entre máquina e homem, porém também temos pesquisas que nos validam que várias novas funções serão reveladas.
Há muito tempo pesquisadores e cargos importantes das maiores empresas do Mundo, trazem esse assunto para nos movimentar e não para nos fazer parar, ou seja, é preciso entender que nós Seres Humanos, pensamos, refletimos, agimos, nos adaptamos, somos feitos de milhões de neurônios e que máquina nenhuma será capaz de nos imitar. Somos capazes de fabricar os melhores robôs, as melhores máquinas, os melhores sistemas de IA, enfim, estamos com medo de que? De perder o que?
Um exemplo para refletirmos essa troca de emprego e não da perda dele, desde o início da descoberta das máquinas e a inclusão delas como uma soma e não uma substituição, na década de 50 surgiram às primeiras capazes de realizar os trabalhos humanos “Uau…”.
E então a mágica aconteceu, a máquina foi colocada no ambiente de trabalho para ter melhor produtividade, melhor entrega, melhor qualidade, enfim, todos os melhores resultados que nós esperamos, e houve a necessidade real de capacitar o Homem como o Programador, o Técnico, O Cientista da Computação, para compartilhar com a Máquina essas ações e assim juntos desenvolverem melhores resultados.
Viu só como houve uma troca, houve uma readaptação, houve uma Nova Necessidade de Mão de Obra, houve o Futuro, Novas Possibilidades, Novos Conhecimentos, o Novo sempre se Renova…
Postos de trabalhos são extintos sim, mas os seres humanos são capazes de aprender novas coisas e jamais serão extintos. Por isso é importantíssimo a capacitação para as novas áreas do Mercado de Trabalho, visando essas necessidades reais que a Automação Industrial e a Automação de Processos nos demanda como importantes colaboradores desse extenso e infinito universo. Jamais ficaremos parados, sempre haverá o novo para nos forçar a sermos renovados.
Essa conexão entre máquinas e homens é sempre mais evidente e mais vivenciada. Não tem como continuar na barreira do negativismo e continuar aceitando o passado nas operações. Por isso é importante criar essa integração que nos trará melhores postos de trabalho, melhor qualidade, maior segurança, com a automação e a inclusão de Máquinas e Homens, pois desta forma, todos saem ganhando.
O primeiro passo nós já demos, criamos as máquinas, agora possamos dar o segundo passo, criar o novo homem para coordená-las.